sábado, 10 de abril de 2010

Adesão constante a EaD

Ola pessoal, recebi a indicação desse artigo de alguém muito especial para mim e que tem sido uma de minhas fontes de inspiração e estimulo para a construção desse blog. Compartilho agora com vocês a mais recente estatistica do sucesso da EaD no Brasil. Vejam a seguir um breve artigo que merece nossa atenção e reflexão. Pois é caros amigos, alunos, professores, tutores, coordenadores, enfim toda a equipe que tem feito parte desse projeto, temos mais é que sentir orgulho de estar contribuindo para a construção desse novo cenario, dessa nova realidade, especialmente para nos que estamos proporcionando educação de graça e de qualidade para a população paraibana por meio dos mais diversos cursos (Graduação em Letras, Letras/Libras, Matematica, Ciências Agrarias e tantos outros) e mais recentemente, o Curso de Especialização em Gestão Publica Municipal. Procurarei falar mais especificamente desse curso ao qual estou vinculada em outra oportunidade, bem como da minha experiência como tutora;)
Desejo a todos uma boa leitura!


Um em cada cinco universitários no país faz aulas a distância

Dados do Ministério da Educação mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no país ingressam em um curso a distância.Cerca de 20% dos universitários já estudam entre aulas na internet e em polos presenciais.

Os números indicam um rápido avanço da modalidade, ainda pouco conhecida da maioria da população. O grande impulso para o crescimento do modelo semi-presencial foi dado pelo governo com a criação da Universidade Aberta do Brasil em 2005.

A instituição tem 180 mil vagas em cursos superiores oferecidos em parceria com universidades federais. Apesar do nome, as aulas totalmente a distância são proibidas pela legislação

No mês passado, a USP (Universidade de São Paulo), que até então resistia em adotar o modelo, lançou junto com o governo do Estado seu primeiro curso a distância, uma licenciatura em ciências voltada também para formação de professores. A primeira turma a distância da Unesp (Universidade Estadual Paulista) começou suas aulas neste semestre.

Segundo Fábio Sanchez, autor do levantamento e um dos coordenadores do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, os estudantes são atraídos pela versatilidade, modularidade e capacidade de inclusão que a metodologia oferece.

Por outro lado, a modalidade exige autonomia do estudante, porque as aulas são construídas por meio de tecnologias como fóruns de discussão, videoconferências e chats pela internet.

Algumas avaliações também podem ser feitas online, mas as provas devem ser presenciais, assim como parte do conteúdo das aulas e atendimentos com os professores. Sanchez afirma que a tendência é que a educação presencial e EAD (Ensino a Distância) se misturem cada vez mais no futuro.

Fonte: clickpb

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