Neste pequeno e ao mesmo tempo tão grande espaço, dado as dimensões geográficas e temporais que ele pode atingir, procurarei compartilhar um pouco de meu aprendizado, minhas reflexões como tutora presencial de um curso de especialização à distância da UFPB-UAB. Meu objetivo aqui é discutir sobre a importâcia da EAD para a democratização da educação brasileira. Fiquem à vontade para ler, discordar, sugerir, comentar e/ou mesmo compartilhar suas experiências. Sejam todos bem vindos!
segunda-feira, 4 de junho de 2012
O que é ser aluno de um curso a distância?
Como dizem alguns especialistas no tema, “ser aluno virtual, não é pra qualquer um”. O aluno de EAD, assim como qualquer outro aluno, deve gostar de aprender e de compartilhar seus conhecimentos. Além disso, esse aluno deve ter autonomia, motivação, disciplina, saber administrar bem seu tempo, expor suas idéias de forma clara e ter conhecimento básico de informática. E para manter um ambiente virtual amistoso, o aluno não pode esquecer-se de seguir as regras básicas da netiqueta.
Referências consultadas:
PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on line. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.
VAN DER LINDEN, Marta Maria Gomes e SANTOS, João Vianney Valle dos. Introdução á Educação a Distancia ( Módulo Básico do Curso de Especialização em Gestão Publica Municipal). João Pessoa: Ed. da UFPB, 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário