segunda-feira, 4 de junho de 2012

Design didático: arte, criatividade e inovação
Ensinar é uma arte. Para tanto, professores e educares precisam abrir mão de velhos conceitos a fim de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação e construção do conhecimento entre os alunos. Com o advento da tecnologia, professores em cursos presenciais ou a distancia podem usufruir desse recurso para melhor organizar suas aulas, criando uma relação mais amistosa e um ambiente propício ao desenvolvimento da criatividade e da autonomia dos alunos. Vale ressaltar, porém, que não basta apenas ter computador, data show, para inovar. A inovação está em agir de maneira diferenciada usando os recursos tecnológicos como um suporte para aprimorar e facilitar o ensino e aprendizagem, de modo, que se possa atingir e respeitar os aspectos cognitivos dos alunos e conhecendo suas reais motivações. Portanto, apesar do aumento do uso de recursos tecnológicos, não se pode deixar de lado fatores emocionais. Ser professor é mais que transmitir conceitos, é criar ambiente favorável ao bom desempenho do aluno. Nesse sentindo, ter uma sala de aula estrutura, bom material didático que estimule a criatividade e o senso critico, um ambiente organizacional estimulante e que crie oportunidades para desenvolver um trabalho digno contribui para que as atividades didáticas sejam realizadas de maneira satisfatória. Na EaD, por exemplo, onde o contato físico é quase inexistente, o foco na inovação e na organização devem ser priorizados. Alunos de EaD tem perfil diferenciado, são por vezes, jovens e adultos, profissionais e que tem família. Logo, procuram sempre maximizar o uso do tempo. Daí a importância do estudo do Design Didático em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Design didático trata-se em outras palavras, da maneira como as atividades e recursos (textos, livros, fóruns, vídeos) serão dispostos na sala virtual. Essa atividade deve ser realizada com criatividade, de modo que facilite igualmente a criatividade e autonomia dos alunos. Para que o design didático seja eficiente, é preciso definir bem os objetivos do curso. Ou seja, é imprescindível um bom planejamento antes de colocá-la no ar. A sala virtual deve ser bem apresentada, contemplando recursos diferenciados que permitam estimular a criatividade dos mais variados tipos de aprendizado e perfis de alunos, daí a importância de conhecer bem o perfil dos alunos para que as informações sejam transmitidas de maneira clara e interessante para o usuário do AVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário