Neste pequeno e ao mesmo tempo tão grande espaço, dado as dimensões geográficas e temporais que ele pode atingir, procurarei compartilhar um pouco de meu aprendizado, minhas reflexões como tutora presencial de um curso de especialização à distância da UFPB-UAB. Meu objetivo aqui é discutir sobre a importâcia da EAD para a democratização da educação brasileira. Fiquem à vontade para ler, discordar, sugerir, comentar e/ou mesmo compartilhar suas experiências. Sejam todos bem vindos!
sábado, 6 de outubro de 2012
EaD como política pública de inclusão social
Perdi a noção a hora, o estudo e o debato no PIGEAD está fascinante. O tema da semana é a EaD como política pública de inclusão social que visa a expansão e interiorização do ensino superior no Brasil.
Nosso país precisa avançar e revolucionar o sistema educacional. A EaD, baseada na teoria construtivista, em que Piaget e Vygotsky, pais da psicologia cognitiva contemporânea, defendem que o "conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente", concomitante ao uso das TICs, instala-se um novo paradigma ao criar possibilidade de realização do curso superior e pós graduação.
As bases legais da EaD estão previstas na LDB, e a Portaria do Ministério da Educação define que até 20% das disciplinas do curso presencial poderiam ser ofertadas na modalidade a distância.
Nesse sentido a UFPB Virtual está de parabéns por difundir entre os professores o uso da plataforma Moodle como ambiente de suporte ao curso presencial. Fato que tem gerado resultados muito bons, já é possível sentir maior autonomia do aluno ao propor atividades de discussão nos fóruns.
Nas palavras de Sagrà (2002) "no médio prazo os conceitos entre curso presencial e a distância não serão mais os mesmos, visto que não teremos mais cursos presenciais puros".
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