quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mestrado em EaD e pré-requisito para ingressar em pós-graduação stricto sensu

Olá pessoal, para vocês alunos e tutores de cursos em EaD que se questionam sobre a abertura de mestrado nessa modalidade. A oportunidade já esta chegando!! Para melhor acompanhamento do andamento desse projeto, verificar o site da CAPES. Vejam o que foi publicado no site UNiversia: A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância. Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para escola básica. A decisão é um marco na modalidade, já que não existem mestrados a distância no Brasil. Anovidade, divulgada com exclusividade ao Universia por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).
Com essa reportagem, aproveito para esclarecer que para realizar uma pós-graduação stricto sensu (mestrado) não é necessário ter uma pós-graduação latu sensu (especialização) que por surpresa minha está sendo difundida principalmente por faculdade publicas que oferecem cursos de especialização. Infelizmente as Universidades Públicas estavam cobrando mensalidades dos estudantes para ofertar o curso nas instalações públicas e com professores da própria universidade. Essa questão já nos leva a outra discussão, mas meu objetivo aqui é alertar as pessoas que para realizar mestrado não é preciso realizar uma especialização antes, basta apenas desejar seguir uma carreira acadêmica, dominar as técnicas de pesquisa entre outras atividades e habilidades que serão desenvolvidas ao longo do período de no mínimo um ano ou máximo dois anos (que contempla disciplinas e dissertação).
Para quem já concluiu o nível superior, ou seja, que já cursou no mínimo quatro anos de graduação ou licenciatura está apto (a) a concorrer a uma vaga em mestrado, seja ele acadêmico ou profissional. Quem tiver curiosidade, consulte os programas de pós-graduação stricto sensu das mais diversas Universidades Federais ou Estaduais do País, até mesmo as universidades estrangeiras.
Algumas dicas:
Universidade Federal da Paraíba-UFPB (http://www.ufpb.br/)
Universidade Estadual da Paraib-UEPB (http://www.uepb.edu.br/)
Universidade de São Paulo-USP (http://www.usp.br/)
Universidade de Brasília-UnB (http://www.unb.br/)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (http://www.ufrgs.br/ufrgs/)
Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (http://www.ufrj.br/)
Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (www.ufsc.br)
Université Paris Dauphine (http://www.dauphine.fr/)
Université Pierre Mendes (http://www.upmf-grenoble.fr)
Université d’Avignon (http://www.univ-avignon.fr/)
Université de Sorbonne (http://www.paris-sorbonne.fr/fr/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário